sexta-feira, 17 de outubro de 2008

SÃO SERAPIÃO OU SERAPIO


De origem irlandesa, nasceu em torne do ano de 1179. foi militar engajado no exército de seu rei Ricardo coração de Leão, e depois na companhia de Leopoldo VI, o Glorioso, duque da Áustria. Passou a fazer parte do esquadrão deste para ir à Espanha, em apoio ao exército cristão de Afonso VIII, que lutava contra os mulçumanos. Na península, Serapião, decidiu ficar a serviço do rei de Castela, para prosseguir lutando em defesa da fé católica. Ali teve ocasião de conhecer Pedro Nolasco e seus frades, que se dedicavam à defesa da mesma fé, porém não guerreando contra os mouros, mas sim tirando de seu poder os cristãos cativos, empenhando nessa empresa a própria vida.
Pediu e recebeu o hábito mercedário em 1222.
Realizou várias redenções. Na última, que levou a cabo em Argel com seu companheiro redentor Berenguer de Bañeres, teve de ficar como refém em lugar de alguns cativos em perigo de renegar a fé. O outro redentor viajou rapidamente párea Barcelona para buscar dinheiro e resgatá-lo. Pedro Nolasco estava em Montpellier, escreveu a seu lugar-tenente, Guillermo de Bas pedindo que avisasse a todos os conventos que recolhessem esmolas e as enviassem rapidamente para Argel.
Não chegou no tempo estipulado, o dinheiro do resgate, e os mouros, decepcionados, deram morte atroz a Serapião, pregando-o numa cruz em forma de aspa (em forma de xis), como a de Santo André, e esquartejando-o ferozmente. O bárbaro e cruel rei de Argel, Selin Benimarin, Foi quem presenteou à Igreja e à Ordem mercedária com esse santo mártir, aos 14 de novembro de 1240.

Nenhum comentário: