sexta-feira, 17 de outubro de 2008

São Raimundo Nonato





Raimundo conhecido universalmente, por seu nascimento atípico, como Nonato, ou não nascido, é de longe, o personagem mercedário santo que mais popularidade conseguiu entre os fiéis cristãos, nos lugares, reinos e nações em que se implantou a Ordem Mercedária.
Segundo a ,mais firme tradição mercedária, S. Raimundo nasceu na aldeia de Portell, situado na comarca da Segarra, província de Lérida, quando alvorecia o século XIII. E puseram-lhe o sobrenome de Nonato, ou não nascido, por ter vindo ao mundo, pela incisão urgente de uma adaga. Realizada pelo visconde de Cardona retirando - o do ventre de sua falecida mãe. Em sua adolescência e primeira juventude dedicou-se ao pastoreio de rebanho de ovelhas pelos arredores da ermida românica dedicada à São Nicolau, em que se venerava a imagem da Virgem Maria. Ali nasceu sua devoção à Santa Mãe de Jesus.
Muito jovem, ingressou na Ordem das Mercês. O padre Francisco Zumel narra que esse jovem Raimundo foi <<>>.Foi, portanto, redentor de cativos em terra de mouros. Em uma redenção que realizou em Argel, teve de ficar como refém. Foi então que padeceu o tormento de ver serem-lhe fechados os lábios com um cadeado de ferro, para impedi-lo de dirigir palavras de consolo aos cativos cristãos e de pregar a boa nova libertadora do Evangelho. Resgatado por seus irmãos mercedários, o papa Gregório IX nomeou-o Cardeal da Igreja com o título de Santo Estáquio. Quando já ia de viajem para Roma, convocado pelo pontífice, alcanço-o a morte no forte e escarpado castelo de Cardona,no ano de 1240. seu corpo morto, cuja posse disputavam a Ordem das Mercês, o visconde e a vila de Cardona, foi confiado à Providência divina sobre arreios de uma mula cega que, sem condutor, encaminhou seu trote, acompanhada de uma multidão, para a ermida de São Nicolau, onde se deu a sepultura de seu venerável corpo.

Nenhum comentário: